quarta-feira, 13 de julho de 2011

População brasileira

Prezado(a)s estudantes,

O perfil da população brasileira mudou muito nas últimas décadas, instaurando novas realidades, novas estruturas sócio-espaciais, bem como novas possibilidades. A forma como o Estado lida com a gestão do espaço será bem diferente, a economia (macro e micro), as políticas demográficas e o meio ambiente, por exemplo, certamente terão tratamento bem específicos. Estas serão questões discutidas em nossa próxima aula, mas para um melhor aproveitamento é preciso que vocês estudem melhor as questões suscitadas, reflitam e respondam as indagações que vamos sugerir mais adiante. 

Para ajudá-los a refletir assistam ao vídeo abaixo, depois discutam em equipe e, posteriormente, respondam as indagações propostas. 


a) Diante do novo perfil da população brasileira,  teçam considerações sobre como o Estado brasileiro deve atuar para melhor gerir o seu espaço, enfatizando, notadamente, políticas macroeconômicas, microeconômicas, de saúde pública e "ambientais".

b) Pensem em atividades pedagógicas que poderiam ser desenvolvidas em contextos escolares formais ou informais, que ajudem a desenvolver o senso-crítico do educando. Pensem primeiro nos objetivos didáticos que querem alcançar e só depois na atividade em si.

- Estas questões serão a base para a Prova Número 1 de vocês. Aproveitem, estudem, compartilhem e produzam conhecimentos. Afinal, o mais importante é construir o conhecimento.  

- Não se preocupem nesse momento com a elaboração por escrito das respostas. Nossa avaliação será diferente, façam uma tempestade de idéias, anotem questões relevantes para a discussão, bem como dúvidas. Com certeza elas hão de surgir. Fazendo isto vocês estarão preparados para a nossa Prova Número 1.

Bom trabalho!!!

Prof. Fábio Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário