terça-feira, 23 de agosto de 2011

Material de Pedologia

Prezado(a)s estudantes,

Atendendo a solicitações estou enviando o link de meu material de Pedologia.

http://www.ead.ftc.br/upload/geo/5p/01-Pedologia.pdf

Grande abraço.

Prof. Fábio Nunes.

domingo, 21 de agosto de 2011

Informe importante

Prezado(a)s estudantes,

Devido a dificuldade que estão encontrando vamos flexibilizar a segunda questão da atividade proposta. Sugiro que pesquisem para discutirmos na aula da semana, contudo não precisam resolver a questão. Eu mesmo levarei questões para refletir com vocês e vou tecer reflexões sobre as mesmas. Por gentileza, passem as informações para seus colegas e eu estarei postando no blog também.

Atenciosamente.

Fábio.
 
Dicas:

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Atividade Número 3


Prezado(a)s estudantes,


Esta é a nossa terceira atividade avaliativa e, por isso, vocês devem ter bastante atenção ao responder as questões abaixo. As questões são desafiadoras, possuem o objetivo de avaliar aprendizagem e construir conhecimentos, sendo preciso um pouco de reflexão para respondê-las. 

A atividade deve ser desenvolvida em grupo e ser entregue digitada e impressa na aula da próxima semana.

Eis as questões:

a) Existem políticas atuais do governo federal que acabam repercutindo na dinâmica da população brasileira. Citem exemplos e justiquem a resposta, se possível utilizando dados, gráficos e comentando matérias veiculadas na mídia.

b) Façam uma pesquisa através de sites oficiais, tais como o do MEC, USP, UNICAMPI, UNESP, UNEB, UFBA e Secretarias de Educação de estados para descobrir na amostragem realizada quais os conteúdos relacionados à Geografia da População que foram mais cobrados em vestibulares, ENADE e concursos públicos. Organizem a informação através de tabelas e depois teçam comentários sobre as seguintes indagações: as questões avaliadas foram relevantes ou adequadamente elaboradas? Você conseguiria respondê-las facilmente ou teriam dificuldade?

Quaisquer dúvidas é só me comunicar através de e-mail ou telefone. A partir da próxima semana estarei em Serrinha a partir de terça-feira e caso queiram me procurar estarei à disposição. Aproveitem o tempo da aula para realizar a atividade.

Grande abraço.

Prof. Fábio Nunes.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

População brasileira

Prezado(a)s estudantes,

O perfil da população brasileira mudou muito nas últimas décadas, instaurando novas realidades, novas estruturas sócio-espaciais, bem como novas possibilidades. A forma como o Estado lida com a gestão do espaço será bem diferente, a economia (macro e micro), as políticas demográficas e o meio ambiente, por exemplo, certamente terão tratamento bem específicos. Estas serão questões discutidas em nossa próxima aula, mas para um melhor aproveitamento é preciso que vocês estudem melhor as questões suscitadas, reflitam e respondam as indagações que vamos sugerir mais adiante. 

Para ajudá-los a refletir assistam ao vídeo abaixo, depois discutam em equipe e, posteriormente, respondam as indagações propostas. 


a) Diante do novo perfil da população brasileira,  teçam considerações sobre como o Estado brasileiro deve atuar para melhor gerir o seu espaço, enfatizando, notadamente, políticas macroeconômicas, microeconômicas, de saúde pública e "ambientais".

b) Pensem em atividades pedagógicas que poderiam ser desenvolvidas em contextos escolares formais ou informais, que ajudem a desenvolver o senso-crítico do educando. Pensem primeiro nos objetivos didáticos que querem alcançar e só depois na atividade em si.

- Estas questões serão a base para a Prova Número 1 de vocês. Aproveitem, estudem, compartilhem e produzam conhecimentos. Afinal, o mais importante é construir o conhecimento.  

- Não se preocupem nesse momento com a elaboração por escrito das respostas. Nossa avaliação será diferente, façam uma tempestade de idéias, anotem questões relevantes para a discussão, bem como dúvidas. Com certeza elas hão de surgir. Fazendo isto vocês estarão preparados para a nossa Prova Número 1.

Bom trabalho!!!

Prof. Fábio Nunes.

Sejam bem-vindos

Prezados e prezadas estudantes,

Estamos começando a disciplina Geografia da População e convidamos cada um de vocês a embarcar em uma aventura magnífica através do conhecimento. Temos um belo caminho a percorrer, contudo precisamos de entusiasmo, princípio fundamental para que os bons ventos possam soprar, movendo e comovendo o nosso ser, conduzindo-nos aos continentes dos diálogos e dos saberes. 

Vamos construir aprendizados significativos

Grande abraço.


Prof. Fábio Nunes.